Blog – Sistema de Ensino CNEC

CNEC Cursos Livres

As práticas das atividades extracurriculares são baseadas em oficinas, cursos, atividades e aulas de apoio, o que acumula inúmeros benefícios para o desenvolvimento socioafetivo e psicomotor, para a socialização e para o protagonismo dos estudantes.

Um novo semestre vem aí, e pensando no bem-estar e no desenvolvimento integral dos nossos alunos, a CNEC garante a diversidade que amplia o universo estudantil em cada uma de suas etapas. Por meio dos Cursos Livres, o ambiente escolar promove o desenvolvimento do estudante como um todo, inserindo valores sociais, físicos, intelectuais e psicológicos. 

As práticas oferecidas através das atividades extracurriculares são baseadas em pontos estratégicos e educacionais cujo conteúdo interdisciplinar traz benefícios diretos ao desenvolvimento socioafetivo e  psicomotor, ampliando e aperfeiçoando as habilidades e competências dos estudantes. Essa transformação se dá graças ao aprofundamento das perspectivas psicopedagógicas, as quais destacam o protagonismo e a autonomia do aluno dentro e fora da sala de aula.

Os Cursos Livres da CNEC estão organizados em três eixos: esporte, cultura e educação. Eles são ofertados ao público interno e externo da CNEC e podem ser adaptados para atender a diferentes idades e eventuais necessidades da comunidade escolar. Não há calendários e regulatórios que engessam esses cursos, desse modo, a abertura de turmas está vinculada à quantidade de alunos e às condições de oferta de cada curso.

As habilidades desenvolvidas nos Cursos Livres são voltadas para as Competências Gerais da BNCC, apresentadas de forma resumida a seguir:

  1. Conhecimento
  2. Pensamento científico, crítico e criativo
  3. Repertório cultural
  4. Comunicação
  5. Cultura digital
  6. Trabalho e projeto de vida
  7. Argumentação
  8. Autoconhecimento e autocuidado
  9. Empatia e cooperação
  10. Responsabilidade e cidadania

Essas competências são complementares e, de maneira geral, potencializam o desenvolvimento pessoal e estudantil. 

Pensando nesse desenvolvimento de forma completa e incisiva no cotidiano dos alunos cenecistas, a oferta do Curso Integral oportuniza o aprendizado de forma brincante e, ao mesmo tempo, sólido, por meio de práticas culturais – como artes, teatro, música e dança; de práticas tecnológicas – como Espaço Maker;  das práticas educacionais auxiliares – como os Estudos Orientados, e da introdução de línguas estrangeiras. E, para complementar,  ainda há as atividades de incentivo esportivo – como o futsal, o vôlei e a natação. 

Fazer atividade física, aprender um novo idioma, interagir com novos programas no computador, entre outras atividades, estão cada vez mais presentes no dia a dia das crianças. Por isso os Cursos Livres, ministrados na própria escola no período de contraturno das aulas, contribuem de forma decisiva para a aprendizagem, trabalhando a autonomia de escolhas de acordo com as atividades com as quais os alunos mais se identificam.

Dessa forma, acreditando no desenvolvimento integral dos potenciais de nossos alunos e de toda a comunidade cenecista, convidamos os senhores pais e responsáveis a agendarem uma visita à unidade de seus filhos para conhecerem os nossos espaços, as atividades oferecidas, as propostas pedagógicas, a organização educacional do Sistema de Ensino CNEC e, nessa oportunidade, trazê-lo para fazer parte de nossos Cursos Livres. 

Compartilhe essa postagem!

Voltar ao Topo