Neste ano, a edição do projeto CNEC Cidadania apresenta o tema Cidadania Digital, um assunto atual e de grande relevância para o desenvolvimento social dos nossos alunos e das comunidades cenecistas. 

Com relevante questão para o ensino e a vivência dos alunos, o CNEC Cidadania deste ano abordará a Cidadania Digital. O tema, que é previsto pela BNCC, envolve aspectos sobre a privacidade, direitos autorais, ética e respeito, responsabilidade na divulgação de informações, ciberativismo, saúde e bem-estar, cultura do cancelamento, entre outros.

Além de ser atual, o assunto prepara os alunos para exercerem seu papel de cidadãos no ambiente digital, promovendo debates sobre o tema e trabalhando ativamente as habilidades necessárias para exercê-lo. 

A maior vantagem do assunto, inclusive, é que por ser tão presente no dia a dia dos estudantes, naturalmente chama mais a atenção, por isso pode ser melhor fixado e aprendido tanto dentro quanto fora da sala de aula.

A primeira forma de trabalhar o assunto é dentro das atividades já realizadas nos componentes, como Língua Portuguesa, História, Geografia Política, Sociologia e Filosofia. Textos, documentários, livros e outros recursos audiovisuais apresentam o tema e suas implicações para a sociedade.

Tutoriais e cursos online sobre cyberbullying, fake news e direitos autorais também estão amplamente disponíveis. Liderar uma pesquisa de campo ou ensiná-los a usar recursos reais, como os Portais de Transparência do Governo, também são formas de trabalhar o tema e prepará-los para exercer a cidadania digital no dia a dia.

Além das modalidades em sala de aula, promover projetos sociais de conscientização, feiras de ciências e até mesmo visitas a veículos de imprensa são formas de preparar os alunos para exercerem a cidadania no mundo virtual, além de incentivarem outras pessoas a fazerem o mesmo.

Como cada unidade da CNEC poderá contribuir?

Os professores e os alunos poderão utilizar sua criatividade para elaborar seus projetos, lembrando que alguns aspectos são de suma importância para o desempenho da proposta:

  • Objetivo geral; 
  • Objetivos específicos; 
  • Público-alvo; Cronograma/etapas; 
  • Procedimentos; 
  • Ações desenvolvidas; 
  • Resultados alcançados; 
  • Avaliação/participação da comunidade; 
  • Registros (vídeos e/ou fotos) sobre a Culminância do Projeto.

Para compartilharmos as experiências – resultados dos projetos do CNEC Cidadania 2022, orientamos o registro deles no formulário disponível em: https://cnec.lk/0p2k, até 31/08/2022.

A proposta do CNEC CIDADANIA 2022 conta com a participação de todos os docentes, colaboradores, familiares e estudantes regularmente matriculados nas escolas da rede. A participação deverá representar projetos desenvolvidos pelas escolas junto à comunidade, os quais tenham movimentado pessoas ou locais, buscando soluções criativas e apresentando reflexões que possam gerar desenvolvimento e mudanças futuras.

Compartilhe essa postagem!