Blog – Sistema de Ensino CNEC

Seja consciente, evite o desperdício e cuide da natureza

Participe de nossa campanha pela redução do consumo de água, energia elétrica e produtos descartáveis, e vamos juntos fazer a nossa parte pela preservação do meio-ambiente

Segundo dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o Brasil desperdiça em torno de 39% de toda a água potável que é captada. Isso significa que a água não chega ao seu destino final, e que a quantidade seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de pessoas em um ano. 

Pensando em formas de evitar o desperdício de água e de energia, além de diminuir a  utilização de produtos que poluem o meio ambiente, como os descartáveis, a CNEC convida toda a comunidade escolar e acadêmica a adotar hábitos simples que podem contribuir com a sustentabilidade do nosso planeta. Por essa razão, a instituição tem o consumo consciente em sua essência, além de trazê-lo para o seu meio de convivência. 

O consumo excessivo de energia elétrica tem provocado a abertura de cada vez mais usinas hidrelétricas. Esse tipo de usina não polui o ar, mas, em compensação, causa  enormes impactos ambientais, já que utiliza uma quantidade gigantesca de água represada para mover as turbinas e produzir energia elétrica.

Outro produto aparentemente inofensivo mas que gera grande impacto ambiental são os descartáveis. Materiais como copos, garrafas e diversos outros utensílios plásticos, quando são descartados na natureza, podem ocasionar sérias consequências à fauna e à flora, o que reflete diretamente no bem-estar de todos os indivíduos. Isso é causado em razão do longo período de decomposição desses objetos, que pode chegar a 400 anos. 

Por essas razões, seguem algumas dicas para serem utilizadas em casa e nos colégios e faculdades da CNEC, a fim de que todos possam ajudar um pouco mais o desenvolvimento e o bem-estar de todos:

Evite a falta d’água!

  • Reduza o tempo no banho – Você sabia que um banho de 5 minutos pode economizar até 200 litros de água?
  • Ao escovar os dentes, utilize um copo para fazer o bochecho – Você pode economizar até 5 litros de água.
  • Reveja a forma como você limpa a calçada e os ambientes externos – Ao invés de usar mangueira ou balde, prefira a vassoura.
  • Atenção aos vazamentos – De acordo com a Sabesp, uma única torneira pingando gasta 40 litros de água em um dia. Por ano, são 16 mil litros desperdiçados. Em casa ou nas instituições, pode-se estabelecer uma rotina de inspeção constante desses vazamentos e buscar manchas de infiltração ou torneiras que não fecham direito.

Mantenha as ideias acesas e não as lâmpadas 

  • Desligue as lâmpadas – Caso não tenha ninguém no ambiente, desligue as lâmpadas. 
  • Troque as lâmpadas normais pelas econômicas – Uma boa opção para a redução do consumo é a troca das lâmpadas incandescentes pelas econômicas, que são um pouco mais caras, mas resultam em uma grande redução do consumo no final do mês.
  • Atente-se para o uso do celular e do computador – Observe o tempo de carregamento da bateria de seu celular e computador e retire sempre o carregador da tomada quando o aparelho estiver totalmente carregado. Além disso, desligue e desconecte o computador da tomada sempre que não estiver sendo utilizado.
  • Otimizar o uso do ar-condicionado – Manter as janelas e portas fechadas para reduzir o esforço energético do equipamento e evitar a incidência dos raios solares no ambiente climatizado são as duas primeiras ações para utilizar os equipamentos de ar-condicionado sem incorrer em desperdícios.

Use objetos permanentes e não descartáveis 

  • Tenha seu kit reutilizável –  Use copos reutilizáveis e canudos de inox. Tenha  uma garrafinha só sua, se ela for de inox é melhor ainda. Assim, onde você for, terá a garantia de estar sempre hidratado e de bem com a natureza.
  • Escolha pelas embalagens – Evite comprar produtos ou guloseimas que sejam embalados em plástico individualmente. Dê preferência às embalagens em papel.
  • Evite bexigas infláveis em festas – Esse tipo de balão é outro item que gera lixo no final e é de difícil decomposição na natureza. Ao invés dele, ative a sua criatividade e procure usar fitas e bolas de papel para colorir e decorar o espaço.

Compartilhe essa postagem!

Voltar ao Topo