Blog – Sistema de Ensino CNEC

SAES CNEC

O Sistema de Avaliação do Ensino Superior da CNEC  terá como foco os cursos de licenciatura, as questões estão organizadas para atendimento da Formação Geral e Formação Específica.

Com o propósito de fortalecer os processos avaliativos do Ensino Superior, promover a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos e evidenciar indicadores de desempenho aos alunos, docentes e gestores, a CNEC realizará neste semestre uma Avaliação Nacional para a Educação Superior, o SAES CNEC.

Considerando que são insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da Educação Superior, o Conceito ENADE, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) são utilizados para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior. Essa avaliação tem como justificativa permitir a verificação de fragilidades na formação do aluno para ações de melhoria e garantia da evolução dos resultados de aprendizagem.

Nessa perspectiva, a avaliação terá como o objetivo principal levantar insumos que permitam a análise do nível de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, na formação geral dos estudantes e na formação específica, propiciando indicadores para orientar a gestão das Instituições de Ensino Superior e os docentes.

As avaliações serão aplicadas nos dias 04 e 05/10 (segunda e terça-feira) e acontecerão de acordo com o cronograma de cursos a serem avaliados. No dia estabelecido para os Exames, as IES precisam organizar uma sala com computadores e/ou outros dispositivos com acesso à internet, para que os discentes realizem a avaliação, ou eles poderão realizá-la por meio de seus próprios notebooks, celulares e/ou smartphones. 

Os cursos envolvidos serão: 

  • Ciências Biológicas (bacharelado) 
  • Educação Física (bacharelado)
  • Sistemas de Informação (bacharelado)
  • Ciências Biológicas (licenciatura)
  • Educação Física (licenciatura)
  • Pedagogia (licenciatura)

O Sistema de Avaliação do Ensino Superior da CNEC  terá como foco os cursos de licenciatura, as questões estarão organizadas para atendimento da Formação Geral e Formação Específica. O exame, que tem 45 questões de múltipla escolha, terá duração máxima de 3 horas.  Dessa totalidade de questões, 20 são de formação geral e 25 de formação específica da área de atuação.

O exame será realizado de modo online pela CNEC Digital. Ao acessar a plataforma, no menu “Simulados”, o aluno terá acesso à avaliação. Para a devida segurança, esse acesso será realizado mediante uma “chave de acesso”, que será disponibilizada aos diretores e coordenadores de curso. Os alunos do EaD realizarão a avaliação nos seus respectivos polos presenciais.

A seguir, o cronograma de avaliações:

DataCursos
04/10Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura)
04/10Educação Física (bacharelado e licenciatura)
05/10Sistemas de Informação (bacharelado)
05/10Pedagogia (licenciatura)

O exame SAES CNEC é a oportunidade para a expansão do conhecimento e elevação dos níveis de preparo dos discentes, auxiliando o desenvolvimento dos indicadores de qualidade no Ensino Superior da rede CNEC.

Compartilhe essa postagem!

Voltar ao Topo