Blog – Sistema de Ensino CNEC

Ecossistema Digital da rede CNEC integra processos de aprendizagem

Estrutura digital já existente permitiu que escolas e colégios que integram o sistema migrassem para o ensino remoto de forma rápida e eficiente

Durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, a conectividade mostrou-se cada vez mais importante e indispensável no desenvolvimento dos processos educacionais. Em março, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgou a primeira contagem global da situação educacional impactada pela COVID-19 e, de acordo com o relatório, quase 300 milhões de alunos de 22 países em três continentes já haviam sido afetados pelo fechamento de escolas por conta da pandemia. De lá para cá, esses números aumentaram, e o uso de novas tecnologias nos processos de aprendizagem tornou-se ainda mais essencial.

Com isso, as instituições de ensino precisaram se adaptar rapidamente a uma nova realidade. Muitas delas deram início a um processo completamente novo, e até mesmo desconhecido, para dar continuidade às atividades dos alunos. É claro que nós, da CNEC, também tivemos que nos adaptar e enfrentar esse desafio, mas, para isso, utilizamos toda a estrutura digital que já havia sido desenvolvida e montada previamente.

Há muito  tempo, CNEC investe em um ecossistema digital de aprendizagem para alunos, pais, professores e gestores. Essa rede é composta por onze sites, e cada um deles desempenha um papel importante no processo de conectividade do nosso sistema de ensino.

CNEC DIGITAL

Pela plataforma CNEC Digital, os alunos têm acesso a materiais digitais, videoaulas e jogos educativos para desenvolver os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Um dos grandes diferenciais da plataforma é que ela também pode ser acessada pelo aplicativo, no celular. Para isso, basta baixá-lo na versão para Android ou IOS. Acesse aqui.

NOAS

Os alunos de todos os níveis de ensino da CNEC também podem testar os conhecimentos por meio do NOAS, que é o Núcleo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. O NOAS desenvolve objetos de aprendizagem estruturados em simulações computacionais que permitem ao estudante a interação necessária para compreender os fenômenos estudados por meio de aplicativos e jogos.  Acesse aqui e divirta-se.

CNEC PROVAS

O CNEC Provas é outro diferencial da nossa rede de ensino. Temos um acervo com mais de 9.500 provas de vestibulares e exames seriados das principais instituições educacionais de todo o país. Também fazem parte desse acervo várias avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas podem ser acessadas por qualquer estudante, aluno da CNEC ou não. O site também disponibiliza um Guia de Carreiras, que tem como objetivo auxiliar os estudantes na escolha de uma área profissional que se encaixe no perfil e na afinidade de cada um. Acesse aqui e confira as avaliações.

TV CNEC

E não para por aí: os estudantes de todo o Brasil que estão se preparando para a realização do Enem têm acesso gratuito a mais de 500 videoaulas de quinze disciplinas diferentes por meio do SuperAprova, disponível no site da TV CNEC.  Acesse aqui e confira nosso curso preparatório gratuito.

E por falar em videoaula, a rede CNEC grava e disponibiniza milhares de aulas em formato digital para todos os níveis de ensino. Neste ano, mesmo com a pandemia, várias aulas já foram e ainda serão gravadas.

CNEC ONLINE

Com o CNEC Online, os professores podem utilizar materiais digitais, atividades complementares e também ter acesso a manuais de orientação, acervo de provas e recursos pedagógicos que contribuem  para a montagem e o planejamento das aulas. Acesse aqui.

ALEXANDRIA

No Portal Alexandria, os professores têm acesso a um banco de questões que foram retiradas do próprio material didático desenvolvido pela CNEC bem como questões do Enem e também do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Com essas questões, os professores podem criar provas cada vez mais assertivas e coerentes. Acesse aqui.

PORTAL ENEC

Outra ferramenta importante usada pela rede é o Portal Enec. O Enec é o Exame Nacional dos Estudantes Cenecistas,  uma avaliação institucional que acompanha a aprendizagem dos  alunos CNEC desde as  escolas básicas até os centros universitários. No portal, alunos e professores podem, inclusive, acessar questões de anos anteriores. Portanto o Enec ajuda a fortalecer nossos processos avaliativos institucionais e a promover a melhoria da qualidade da educação. Acesse aqui e confira nossos exames.

CNEC DADOS ENEM

Para mostrar nossos resultados de aprendizagem, disponibilizamos uma plataforma pela qual pais, alunos e professores podem acompanhar o desempenho de todas as instituições do Brasil no Enem. 

Após a análise dos dados de desempenho de cada instituição, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi constatado que 16 escolas e colégios que fazem parte da rede CNEC estão entre os três primeiros colocados  no ranking de suas respectivas cidades no Exame de 2019. Dentre esses  16, dez estão em primeiro lugar, três estão em segundo e três estão em terceiro. Essas instituições estão localizadas nos estados do Ceará, do Mato Grosso, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Acesse aqui e veja nosso desempenho.

VESTIBULAR ONLINE

Nós também temos o Vestibular Online, uma plataforma exclusiva em que são feitos os processos de seleção, desde a inscrição até a aplicação dos vestibulares EAD e presencial. Acesse aqui.

CNEC EAD

Nosso ecossistema digital conta ainda com o portal dos polos do ensino a  distância. A área é totalmente personalizada, com páginas e informações específicas para cada um dos polos da rede CNEC. Acesse aqui.

CNEC SUPORTE

Ficou com alguma dúvida sobre como usar algum de nossos sites? É só entrar no nosso portal CNEC Suporte. Lá, disponibilizamos tutoriais em vídeo e orientações a respeito de todos os recursos e soluções digitais que oferecemos para desenvolver os processos de aprendizagem de nossos alunos. Acesse aqui.

Compartilhe essa postagem!

Voltar ao Topo