Blog – Sistema de Ensino CNEC

CNEC lança nova ferramenta de correção digital de redações

Iniciativa oferecerá um curso de formação de corretores pelo programa CNEC em Rota

Pensando em formas de inovar e até mesmo facilitar o aprendizado a distância, o Sistema de Ensino CNEC lança, nesta segunda-feira (5), uma ferramenta que possibilita a correção digital de redações. O novo recurso permite que os professores corrijam os materiais enviados pelos alunos utilizando como base as cinco competências exigidas e avaliadas em produções textuais do Exame Nacional do Ensino Médio.

A ferramenta está disponível na plataforma CNEC Digital. Ao realizar a atividade, o aluno pode utilizar o template disponibilizado pelo Sistema de Ensino e, para enviar a redação, basta tirar uma foto do material e carregá-la no portal.

O grande diferencial da nova ferramenta é que, além de avaliar a escrita e distribuir os pontos correspondentes a cada competência exigida pelo Enem, o corretor também pode realizar anotações na redação. Assim, o professor consegue registrar comentários ao longo do texto, e os estudantes podem acessá-los com apenas um clique. Outro destaque da ferramenta é a possibilidade de anexar links de materiais didáticos que ajudem o aluno a aperfeiçoar competências necessárias.

Abaixo, é possível observar um exemplo do que o estudante vê quando recebe a correção:

Para aproveitar todos os recursos oferecidos pela ferramenta, a CNEC preparou um curso de correção de redações para os professores da rede. O curso “Formação de Corretores no App de Redação CNEC Digital” faz parte do CNEC em Rota, o Programa de Valorização e Formação Docente, que contempla aspectos pedagógicos e específicos das diversas áreas do conhecimento. Nesta etapa, o objetivo principal é capacitar o professor para avaliar as redações dos seus alunos conforme os critérios de correção que o ENEM utiliza.

O curso já está disponível no portal de Educação Corporativa da CNEC (https://educacaocorporativa.cneceduca.com.br/), que oferece cursos de capacitação profissional aos professores da rede.

Durante o Curso, a professora de Redação Carla Lopes, que também é revisora de textos do Sistema de Ensino CNEC, faz uma apresentação geral sobre a nova ferramenta e uma análise das cinco competências avaliadas na redação dissertativa-argumentativa do Enem.

“A pandemia urgiu, mais do que nunca, que os professores encontrassem formas de realizar suas atividades de forma remota, fazendo uso das tecnologias, sem, contudo, perderem a qualidade do seu trabalho. Assim, foi muito satisfatório integrar a equipe de desenvolvimento do aplicativo de Correção de Redação, pois, como educadora, acredito que seja fundamental a inserção dos professores no universo digital, utilizando os infindáveis recursos a que têm acesso e promovendo uma educação  atual, completa e transformadora”, relata a professora.

O acesso ao curso já está liberado para todos os professores da rede. Caso o acesso esteja indisponível, o professor pode entrar em contato pelo e-mail educacao.corporativa@cnec.br ou pelos canais oficiais de atendimento do Sistema de Ensino CNEC.

Compartilhe essa postagem!

Voltar ao Topo